terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pense Repense 3ª edição: Agroecologia, conceitos e práticas

Na agroecologia a agricultura é vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vários tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relação entre estes e outros habitantes do planeta Terra. A proposta agroecológica defende técnicas e formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente. Com uma abordagem consciente na dinâmica da natureza, a agroecologia permite a recuperação da fertilidade dos solos sem o uso de fertilizantes minerais, assim como o cultivo sem o uso de agrotóxicos. A agroecologia permite uma atividade economicamente viável mesmo que ecologicamente sustentável.
 
07.10.11, sexta , 14h, Anfiteatro 5OC-D , Campus Santa Mônica – UFU

Palestra Agroecologia
 
Facilitador: Igor Simoni Homem de Carvalho
Biólogo, doutorando em Ambiente e Sociedade (Nepam-Unicamp); Mestre em Política e Gestão Ambiental (CDS-UnB); Pesquisador colaborador do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) de Brasília-DF, Cooperativa Grande Sertão e Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM), de Montes Claros-MG. 
Biólogo Igor Carvalho, que participará da 3ª edição do Pense Repense

08.10, sábado, 7h30 às 12h30.

Dia no Campo  Práticas agroecológicas em Horta Mandala
Facilitador: Igor Simoni Homem de Carvalho
As inscrições gratuitas para saída de campo (transporte e alimentação incluídos) serão feitas durante a palestra ou pelo email angacomunica@gmail.com. Enviar nome completo e fone de contato e discriminar qual oficina gostaria de fazer.
Nº de vagas: 50.
Público alvo: produtores rurais

11.10, sábado, 8h – 11h30 e 13h30 - 18h
Paiol de Idéias - Alameda Alvarenga Peixoto, 321

Oficina Agroecologia Urbana
Essa oficina apresentará técnicas como a Composteira em Módulos - perfeita para apartamentos e pequenos espaços, além de dicas para cultivar seu próprio canteiro de ervas e hortaliças. Serão oferecidas 30 vagas nessa oficina, com turmas de manhã e à tarde.

Facilitadores: Lucas Miyahara – Apicultor, permacultor, coordenador da Associação de moradores agricultores e apicultores da Lapinha/MG e Thiago Lopes - Permacultor, articulador social e membro da Rede Terra Viva.

Nº de vagas: 15 por turma
Público alvo: sem restrições
Valor: R$10,00. 
Inscrição pelo email angacomunica@gmail.com. Enviar nome completo e fone de contato. Em caso de excesso de inscrições, será respeitada a ordem de chegada dos emails para preenchimento das vagas.

Mais informações no facebook “Associação Angá”

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Como foi: Pense Repense "Energia, Crescimento e Sustentabilidade"


Com a temática “Energia, Crescimento e Sustentabilidade”, a segunda edição do projeto Pense Repense convidou para o debate Philip Fearnside, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e Altino Ventura Filho, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia.

Os cancelamentos de voos provocados pelo furacão Irene nos Estados Unidos impediu Philip de chegar a Uberlândia em tempo. O presidente da  Angá, Gustavo Malacco, prontamente substituiu Philip na mesa de debate ao lado da mediadora Betânia Cortes e de Altino.

A primeira fala foi destinada a Altino, que elucidou as bases da política energética brasileira, explicando nossas principais matrizes a partir da comparação de dados sobre consumo e produtividade energética do Brasil em relação a outros países.
Gustavo fez uma abordagem crítica do programa apresentado por Altino, ressaltando os impactos ambientais de empreendimentos energéticos encaminhados sem os devidos estudos de casos. Além disso, citou exemplos das consequências antropológicas irreparáveis causadas pela construção de hidrelétricas cujas represas inundam comunidades ou até cidades inteiras, como é caso da cidade de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro.

Após as colocações de cada convidado, o público, formado por estudantes secundaristas, universitários, professores, estudiosos e curiosos sobre o tema, comentou e levantou inquietações sobre as colocações dos debatedores.

clique aqui e veja mais fotos do evento.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Rio +20

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu Consulta Pública para ouvir os interessados em apresentar sugestões às propostas que serão encaminhadas pelo Governo brasileiro à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20. A iniciativa visa garantir um processo inclusivo e transparente na elaboração da submissão nacional que o País encaminhará ao Secretariado da ONU até o dia 1º de novembro próximo.

A Consulta Pública consiste em um questionário de 11 perguntas. Cada pergunta deverá ser respondida em caráter individual ou em nome de qualquer organização, em no máximo 20 linhas, em fonte Times New Roman tamanho 12. Os questionários respondidos deverão ser encaminhados, até o dia 25 de setembro de 2011, em formato .doc, ao endereço eletrônico rio2012@mma.gov.br.

Posteriormente, o MMA divulgará o documento apresentado pelo Governo brasileiro ao Secretariado da ONU, bem como a síntese das contribuições recebidas por meio da Consulta Pública.

O texto-base da Consulta Pública e o questionário estão disponíveis no endereço: http://hotsite.mma.gov.br/rio20/consulta-publica-4/

A Rio+20 ocorre em junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, e marca os vinte anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio 92.

Informações:
Assessoria Extraordinária do MMA para a Rio+20: (61) 2028-1189

Fonte:www.mma.gov.br

domingo, 4 de setembro de 2011

Certificados da 2ª Edição

Para vocês que assistiram o Pense Repense Energia!


Enviem email com nome completo para angacomunica@gmail.com

Pedidos de certificados até o dia 9/9 - sexta-feira.

Vale lembrar que terão certificado apenas as pessoas que assinaram a lista de presença.

Até a próxima Edição - Agroecologia!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pense Repense Energia acontecendo agora

Olá!

Problemas técnicos resolvidos, a partir de agora está no ar via Live Stream o debate sobre Energia, crescimento e sustentabilidade.

Acesse o link e acompanhe o debate ao vivo.